A iluminação é um dos pontos mais importantes na hora de definir o planejamento do seu evento.
Muito mais do que sua função principal, a luz, tanto natural como artificial, é um elemento determinante para a criação de efeitos sensitivos. Ela é responsável por dar foco ou tirar a atenção de diferentes pontos, além de servir, também, como parte da cenografia do ambiente.
1. Mantenha a iluminação de acordo com o tema do seu evento
As luzes escolhidas para o seu evento serão as principais responsáveis por criar a atmosfera do ambiente. Por isso, a iluminação deve ser trabalhada de maneira diferente em cada tipo de evento. Luzes muito coloridas costumam não funcionar bem para celebrações românticas e até mesmo profissionais. Já uma iluminação indireta e mais dimerizada pode ser ruim para conferências que exigem que o público faça anotações ao longo das palestras.
Para garantir um espaço agradável para os convidados, foque, em primeiro lugar, no estilo do evento, para então começar a pensar na iluminação que será utilizada. Pense quais serão as atividades realizadas ao longo da programação e garanta conforto visual durante todo o seu evento.
2. Planeje a localização das luzes
Saber posicionar bem as luzes no espaço do seu evento é fundamental para garantir a qualidade da reunião. É importante ter cuidado para evitar que os spots fiquem na direção de objetos que reflitam a luz com muita intensidade – isso pode deixar o espaço confuso e, até mesmo, irritar quem está presente. Afinal, ninguém gosta daquele raio de luz indo diretamente para os olhos. Da mesma forma, elementos decorativos como quadros, móveis, banners e palcos merecem ganhar um destaque importante com o auxílio da iluminação.
Outro fator importante ao fazer o planejamento da iluminação para eventos é pensar na cenografia do espaço como um todo. Algumas luzes têm a capacidade de preencher paredes vazias com desenhos lúdicos, diminuindo custos em decoração.
3. Verifique o espaço e a energia disponível
É importante fazer uma visita técnica para garantir que todos os equipamentos terão uma fonte de energia. Da mesma forma, é necessário garantir que a capacidade elétrica do local comporta o projeto de iluminação criado para o seu evento.
Tenha sempre um gerador à disposição para evitar contratempos desagradáveis ao longo da programação do seu evento.
4. Integre a luz com o som do ambiente
A maioria dos eventos conta com um som ambiente, seja ele uma reunião corporativa ou uma festa comemorativa. Sincronizar os movimentos e tipos de luz com a batida sonora pode causar um efeito marcante no ambiente. Para isso, é importante que o profissional responsável pela iluminação saiba com antecedência o tipo de música que será tocado no dia.
Para comemorações festivas, luzes de tonalidades mais coloridas e com mais movimento funcionam extremamente bem. Para eventos mais formais, com um som mais calmo, o ideal é seguir com um projeto de iluminação mais sóbrio, com luzes indiretas e mais fixas. Isso permitirá que o clima suave da reunião não seja comprometido.
5. Utilize equipamentos de qualidade
Na hora de definir a empresa que será responsável pela iluminação do seu evento, é importante se certificar de que os equipamentos utilizados serão de qualidade, mesmo nas suas diferentes formas e modelos. Avalie sempre a credibilidade dos fornecedores e peça por equipamentos extras para não correr o risco de uma lâmpada queimar no meio do evento e você não ter como repor prontamente.
Verifique também se o profissional que acompanhará a montagem, desmontagem e controle da mesa de luz já tem experiência considerável para lidar com qualquer imprevisto que surgir.
Se atentando a todos esses detalhes e reservando um tempo justo para o planejamento do projeto de luzes, certamente a iluminação para o seu evento será marcante e um sucesso para todos que estarão presentes.
6. Caixas de som
Os alto falantes são peças importantes no sistema de som profissional. Escolha as caixas que melhor se adequam ao seu ambiente.