Escolher o cardápio é uma das tarefas mais difíceis quando se está organizando uma festa. São tantas opções, sabores, texturas e gostos para decidir que é muito comum ficar muito em dúvida nesse momento. Como considerar toda essa variedade? Preparamos 5 dicas para você seguir na hora de descobrir qual vai ser o gostinho da sua festa e aproveitar bem esse momento que é um dos mais prazerosos na organização de um evento.
A principal dica é também a mais óbvia: o seu cardápio deve seguir, principalmente, o seu gosto pessoal. É imprescindível que você tenha variedades que agradem a todos os convidados, mas a comida é parte da personalidade da festa e precisa combinar com o estilo dos noivos e aniversariantes.
Aposte em buffets que priorizem a qualidade dos alimentos e que sejam customizáveis para incorporarem seus desejos no menu.
Outro fator importante a ser considerado durante a escolha do seu cardápio é o clima. Qual a estação do ano? O clima estará frio, quente, ou fresco? Por exemplo, o calor pede por pratos mais leves e refrescantes. É uma ótima maneira de aproveitar os sabores do Brasil e incorporá-lo no menu.
Já o frio costuma combinar mais com pratos quentes e substanciais. Que tal o charme das cumbuquinhas de inverno? Ou um delicioso menu com camarão? É uma delícia e um grande aconchego servir esses pratos aos convidados.
Em tempos mais frescos, a mistura de pratos quentes e leves pode ser uma boa pedida.
Para além do seu gosto pessoal, é preciso pensar no gosto dos seus convidados. Por isso, é importante que seu menu tenha variedades e seja surpreendente. Isso inclui adicionar pratos veganos e sem glúten, por exemplo.
Aqui, criar diferentes pratos principais e investir nas sobremesas é uma ótima maneira de garantir que o paladar de todos será atendido.
Uma boa comida a gente começa comendo pelos olhos. A escolha dos pratos e do mobiliário também devem estar inclusos num bom projeto de decoração da festa. Além do visual, a e escolha do cardápio da sua festa vai influenciar diretamente na diagramação da festa. Onde ficará a mesa de doces, como será servido o buffet, serão utilizadas mesas ou bistrôs? São todas questões fundamentais a serem feitas na hora de planejar o cardápio da sua festa.
O último tópico é pouco discutido mas é tão importante quanto os outros para a produção da festa. Além de o horário dizer muito sobre a escolha dos pratos (será de dia ou de noite?), isso também ajudará a definir o cronograma de serviço da festa e a necessidade de alguns pratos.